31 de maio de 2010

Doenças da terceira idade e Atividade Física

Autor: Thomas Souza
Fonte: Portal da Educação Física

Quando se trata da Terceira Idade muitas vezes nos vem à cabeça doenças, debilidade e incapacidade funcional. Sem dúvida muitas dessas doenças causam o que chamamos de senilidade, que é um processo de envelhecimento patológico, ou seja, acometido de várias doenças, o que degrada mais o organismo do idoso e lhe ocasiona diversos fatores negativos em sua velhice. Inversamente a senilidade, temos a senescência que o envelhecimento normal, onde ocorre um processo natural de envelhecimento, assim, a doença não envelhece a pessoa e sim um processo natural do organismo. Em virtude disso, quando nos deparamos com a situação de senilidade, podemos como profissionais da saúde que somos utilizar da atividade física para o combate ou tratamento de algumas das doenças que são comuns aos idosos.

As doenças cardiovasculares são muito comuns nessa fase, marcadas por infartos, anginas e insuficiência cardíaca. São doenças que causam grandes problemas e causam preocupação por ser tratar da parte do organismo vital, ou seja, debilitando-se o coração condena-se de certa forma o restante do corpo. As prováveis causas conhecidas dessas doenças são a falta de atividade física, as altas taxas de gordura no sangue, o cigarro, a obesidade e também a diabetes, com isso são inúmeros os fatores que podem colaborar para tais problemas no idoso. Embasados nisso, temos que fazer a aplicação da atividade física buscando acabar com o sedentarismo do idoso, promover a baixa da gordura corporal e diminuindo seu peso, assim criam-se hábitos de vida saudáveis e se evita em boa parte os problemas cardiovasculares.

O derrame é outra doença que prejudica ao idoso, pois pode lhe levar a incapacidade funcional total. O derrame envolve a perda das funções cerebrais pela falta de sangue no cérebro. Um dos fatores que levam a esse quadro é a pressão alta, alto colesterol e também a obesidade. Assim, por meio da atividade física podemos tratar este fator antes que se desenvolva, levando o idoso a mexer-se nas práticas físicas adequadas a sua idade, fazendo controle de pressão sanguínea adequada durante a atividade e buscando meios de diminuir seu colesterol e peso.

A diabetes é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta, produtoras de insulina, e acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos, com isso sua ação é uma resposta auto-imune. As suas causas se concentram na hereditariedade, obesidade e o sedentarismo. Assim, a prática da atividade física se faz necessária, pois aumenta a sensibilidade à insulina, colabora na perda de peso e colabora para o controle do metabolismo corporal.
Outro problema clássico da terceira idade é a osteoporose, que é caracterizada por diminuição da quantidade de osso levando-o a grande fragilidade o que causa fraturas mesmo que com traumas mínimos. A osteoporose dá-se na mulher, em geral a partir da menopausa, devido a redução da produção de estrógeno, e no geral por sedentarismo, dietas com pouco cálcio, pouca exposição ao sol ou uso abusivo de álcool e tabaco. A atividade física se faz necessária em seu combate com caminhadas, musculação, danças, corrida, ou seja, mais atividades com impacto, pois este leva a renovação celular dos ossos concedendo-lhes mais força e diminuindo o risco de fraturas.

Assim, fica claro que podemos colaborar na prevenção e também retardo dos grandes problemas que acometem os idosos que passam pela senilidade nessa fase da vida, com isso além do médico o profissional de educação física é grande aliado no combate de doenças na terceira idade, pois cria um ambiente saudável que colabora para que não só os idosos, mas todos possuam na sua velhice a plena forma.

Um comentário: