15 de março de 2011

PLANO NACIONAL DE AÇÃO RELATIVO À DOENÇA DE ALZHEIMER

Norton Sayeg NOTÍCIAS - Saúde

Uma das formas mais freqüentes de demência entre idosos é a doença de Alzheimer, mas a atenção diante desse mal está longe de ser suficiente.

Por meio desse abaixo assinado, profissionais da saúde e familiares esperam obter um apoio prático das autoridades governamentais.

A doença atinge cerca de um milhão e duzentas mil famílias só no Brasil.

Os familiares sentem-se desamparados diante de algo desconhecido , e como se trata de uma doença sem cura e progressiva os cuidadores reivindicam por meio desta petição direito a apoio e informação.

CONHECENDO MELHOR A DOENÇA

Na maioria das pessoas os sintomas aparecem após os 60 anos de idade.

Erroneamente conhecida pela população como “esclerose” ou “velhinho gagá”, não está relacionada com problemas circulatórios.

É caracterizada por um progressivo e irreversível declínio de funções intelectuais como:

- falta de memória,

-perda de orientação no tempo e no espaço,

- dificuldades com o pensamento abstrato,

-dificuldade no aprendizado,

- incapacidade de realizar cálculos simples,

- distúrbios da linguagem e da comunicação,

- mudança da personalidade,

-incapacidade no julgamento,

-grande dificuldade em realizar as tarefas cotidianas.

Os cientistas ainda não sabem exatamente qual é a causa da doença de Alzheimer, mas é sabido que quanto maior a idade maior o risco.

Não há cura para a doença, mas há tratamento que deve ser iniciado logo no início dos sintomas.

Quanto mais precoce for a instituição da terapêutica, melhor será o resultado , retardando a evolução e até melhorando o declínio cognitivo característico.

O tratamento é farmacológico necessitando de medicamentos específicos, associados com medidas de reabilitação, como a terapia ocupacional e a fisioterapia.

Nós, familiares e profissionais de saúde, convocamos as autoridades a estabelecerem, de imediato, providências diante dessa situação.

Pedimos o seu apoio para a implantação de ações práticas com o objetivo de reconhecer a doença de Alzheimer e outras formas de demência como prioridade nacional de saúde pública e de política social, visando:

· ESTABELECER URGÊNCIA NA CRIAÇÃO E NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO NACIONAL DE AÇÃO, TRATANDO A DOENÇA DE ALZHEIMER COMO PRIORIDADE;

· PROMOVER UMA CAMPANHA NACIONAL, PATROCINADA PELO PODER PÚBLICO, EM PARCERIA COM A GRANDE MÍDIA, VISANDO ALERTAR E INFORMAR SOBRE OS SINTOMAS E OS PRIMEIROS SINAIS DA DOENÇA;

· REALIZAR UM DEBATE NACIONAL QUE ENVOLVA AS AUTORIDADES EXECUTIVAS E LEGISLATIVAS, CUIDADORES, FAMILIARES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, FORMADORES DE OPINIÃO, POLÍTICOS, AGENTES SOCIAIS E ECONÔMICOS, COM O OBJETIVO DE INSTRUMENTALIZAR E POR EM CURSO AÇÕES EMERGENCIAIS, DE ALTA E INADIÁVEL NECESSIDADE.

Contamos com o apoio de todos para que essa situação seja revertida, e para que familiares e vítimas da doença tenham os cuidados necessários e sua dignidade garantida.

Obrigado

Esse movimento nasceu de uma rede de contatos, iniciada pelo Dr. Norton Sayeg, e hoje conta com 1.900 inscritos.

Site para assinar a petição:

www.alzheimeronline.com.br.

Um comentário:

  1. minha amiga minha mae tem mal de alzhiame e as vezes eu fico apavorada, pois ela está em casa e fica chorando pedindo pra ir pra casa e eu nãosei o que, siplesmente fecho tudo pra ela não fugir, será que voce tem alguma tecnica pra resolver está situação meu email é mary.helpy@hotmail.com

    ResponderExcluir